7 de dez. de 2010

MME abre Consulta Pública do Plano Nacional de Eficiência Energética



O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta sexta-feira, dia 3 de dezembro de 2010, a Portaria de nº 944 que disponibiliza para Consulta Pública a minuta do “Plano Nacional de Eficiência Energética - Premissas e Diretrizes Básicas na Elaboração do Plano”.

As orientações e procedimentos para colaborações poderão ser encontrados no link: http://www.mme.gov.br/mme/noticias/destaque1/destaque_150.html


Este documento representa o esforço de mais de 100 profissionais que atuaram diretamente em seu processo de elaboração, sendo tributário da experiência dos programas nacionais de eficiência energética – PBE, PROCEL, CONPET, PEE- bem como da Lei 10.295/01.


As contribuições serão recebidas pelo MME, até o dia 23 de dezembro, exclusivamente mediante o preenchimento da ficha de contribuição, por meio do correio eletrônico desenvolvimento.energetico.dde@mme.gov.br ou pelo endereço PNEF - Consulta Pública - SPE/MME - Esplanada dos Ministérios, Bloco “U”, 5º andar, CEP 70065-900, Brasília-DF.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ministério de Minas e Energia

3 de dez. de 2010

2ª Conferência sobre tecnologia, materiais e equipamentos para a indústria de energia solar térmica acontecerá em Berlim em 2011



A primeira SMEThermal ( Conferência da Industria de Energia Solar Térmica)  aconteceu em Março de 2010 e superou todas as expectativas: como o primeiro evento de seu tipo a ser dedicado exclusivamente aos materiais e equipamentos utilizados na fabricação de reservatórios térmicos e coletores solares,  o evento  atraiu 150 players da indústria solar de 20 países.

A indústria internacional de aquecimento solar aplaudiu o evento de um dia como uma oportunidade única para networking, troca de informações e insights sobre a evolução recente do mercado de energia solar térmica. Representantes de mercado líderes, como Viessmann, Bosch, Baxi, Vaillant, Roth, Schüco e Kingspan participaram da conferência, assim como os tomadores de decisão dos fornecedores e produtores com sede na China, Grécia, Itália, Espanha, Turquia e outros países.

O segundo SMEThermal  acontecerá em fevereiro de 2011, confirmando o papel da conferência como o principal evento internacional neste domínio. O 2º SME será focado em tecnologia, materiais, otimização de processos e questões de qualidade.


Os temas principais serão:

    * Automatizar e aperfeiçoar processos de fabricação de componentes (placas planas e tubos de vácuo, absorvedores, tanques, vidros especiais, etc)
    * Qualidade e confiabilidade da cadeia de fornecimento de materiais e componentes;
    * A melhoria da qualidade no revestimento de absorvedores e coberturas transparentes;
    * Potencial de redução de custos;
    * Novos materiais na fabricação de tanques solares e na produção de coletores solares.

A programação da conferência pode ser acessada pelo seguinte link:

Caso sua empresa tenha interesse em participar através do programa Solar In Company oferecido pelo Studio Equinócio entre em contato conosco. Nossa equipe participa do evento e prepara uma apresentação e documentação para levar para dentro de sua indústria no Brasil.

Por Studio Equinócio

Índia: Condições ideias para desenvolvimento do aquecimento e refrigeração solar



Mais de 200 participantes compareceram no final de outubro ao evento paralelo dedicado ao setor de aquecimento e refrigeração solar que aconteceu em Nova Deli, durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis- DIREC 2010 .

A conferência "Sistemas de Aquecimento Solar da Água (SWHS)- Perspectivas Globais" foi organizada pela Agência Austríaca de Energias Renováveis e Eficiência Energética em parceria com o (REEEP) e em cooperação com o Ministério indiano de Energias Renováveis (MNRE), Instituto de Energia (TERI), e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas(PNUD).

Deepak Gupta, Secretário do MNRE, falou sobre um programa de subsídios como sendo o primeiro passo na implementação dos ambiciosos objetivos da Missão Solar Nacional e atrair a sociedade para o tema: "Nós temos que mudar a mentalidade dos cidadãos para que adotem os aquecedores solares de água como um dispositivo importante na economia de energia ". Preeti Soni,  consultor do PNUD, resumiu as atividades que fazem parte da Iniciativa Global do Aquecimento Solar que incluem a capacitação,  orientações para utilização da tecnologia em edifícios de grande porte e sensibilização dos bancos. "O PNUD também visa criar condições para que as  concessionárias de energia elétrica  participem da promoção e criação de parâmetros de qualidade que garantam que os sistemas funcionem corretamente durante sua vida útil", explicou Soni.

Olivier Drücke, presidente do Federação da Indústria Europeia de Energia Solar Térmica (ESTIF), destacou a importância do desenvolvimento de produtos e da realização de pesquisa de mercado para a distribuição em massa da tecnologia solar. A apresentação da recém-formada Federação Solar Térmica da India (STFI) mostrou que a  iniciativa Missão Solar Nacional tem como meta a instalação de 20 milhões de m2 de sistemas de aquecimento solar até 2022, definitivamente ambiciosa, mas possível - com a combinação correta das políticas. Ao todo, o evento deixou claro que as condições de estrutura para desenvolvimento do aquecimento e refrigeração solar na Índia parece ser a ideal e pode abrir perspectivas para a realização de bons negócios.


Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC-Global Solar Thermal Energy Council

MPX avança na usina solar de Tauá-CE



A MPX  deu mais um passo para a instalação da usina solar no município de Tauá, no Ceará, prevista para entrar em operação em março de 2011. A empresa iniciou a implantação da casa dos inversores, responsáveis pela conversão da corrente contínua gerada nos painéis solares em corrente alternada para fornecer energia ao sistema elétrico da Coelce, distribuidora de energia do estado. A usina, que receberá investimento de R$ 10 milhões, terá capacidade instalada inicial de 1 MW, suficiente para abastecer, em média, 1.500 residências.



Segundo a empresa, também foi iniciada a construção de mais dois prédios: a Casa de Apoio (onde ficará a sala de controle e o centro de recepção a visitantes) e a Guarita de Controle de Acesso. O trabalho de terraplanagem foi concluído na semana passada. A MPX executará ainda a medição topográfica da área onde serão instalados as estruturas metálicas para apoio dos painéis solares, previstas para chegar em Dezembro.

As obras para a instalação da usina foram iniciadas no mês de Setembro de 2010. A MPX Tauá ocupará uma área de 12 mil metros quadrados e terá 4.680 painéis fotovoltaicos que captarão a luz do sol para a transformação em energia elétrica. A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a ampliação da capacidade da planta para 5 MW.

A usina, a primeira de energia solar comercial do Brasil, está localizada no município de Tauá, a cerca de 350 km de Fortaleza (Ceará). O projeto da usina solar é resultado de iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da MPX, empresa de energia do Grupo EBX.

Fonte: Agência Ambiente Energia

1 de dez. de 2010

Suíça: Indústria Solar Térmica solicita reserva de telhados solares



 Reservar os telhados suíços para Instalação de sistema de aquecimento solar: este é o mote do pedido realizado pela indústria solar térmica do país.

O que a Grécia já pratica com sucesso está sendo requisitado pelo setor solar térmico da Suiça para incentivar o uso dos aquecedores solares: para ser elegível à política de feed in tariff aplicada ao programa de eletricidade solar com sistemas conectados à rede, uma residÊncia grega deve obrigatoriamente  cobrir parte de sua demanda de água quente com os aquecedores solares de água. Isto está previsto na Lei n º. 1079/2009, que instituiu a tarifa feed in ( tarifa prêmio) no país do sul da Europa.

Em  comunicado à imprensa em  meados de novembro, duas bem conhecidas empresas suíças, a Jenni Energietechnik AG e  a Soltop Schuppisser, demandam o  o mesmo tipo de regulação na Suíça. O comunicado de imprensa diz: "Nós pedimos que em caso de edifícios residenciais, geradores fotovoltaicos só devam  se beneficiar  da política de feed in tarif, se um sistema de aquecimento solar já tiver sido instalado." Segundo os empresários, há diversas empresas do setor de solar térmico apoiando a iniciativa que se fortalecerá em Dezembro quando parlamentares do país receberão a proposta.

A política sugerida é muito importante no contexto mundial pois combina 3 diretivas solares complementares e inteligentes: geração de calor ( e em breve frio) pelos aquecedores solares, geração de eletricidade para painéis fotovoltaicos e direito a luz do Sol nos telhados. 

Existe a expectativa de que tenhamos ainda em 2011 uma política de feed in tariff no Brasil e esperamos que a mesma seja bem elaborada para que nao sejam criadas distorções entre as tecnologias solares que se complementam. Nossos telhados brasileiros podem e devem estar reservados ao Sol em todas suas aplicações gerando energia limpa e renda para os seus cidadãos que podem se tornar sócios do setor energético brasileiro de forma mais efetiva sem que haja uma continuidade descabida da excessiva concentração de capital na mão de poucos com a consequente perpetuação das desigualdades sociais.

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC – Global Solar Thermal Energy Council