11 de nov. de 2010

Pernambuco abrigará a primeira fábrica de painéis de geração de energia solar das Américas



Pernambuco abrigará a primeira fábrica de painéis de geração de energia solar das Américas. Na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, o governador em exercício, João Lyra Neto, o presidente da Eco Solar do Brasil, Emerson Kapaz, e diretores da empresa suíça Oerlikon – que fornecerá a tecnologia e os equipamentos – , assinaram um protocolo de intenções para a construção de uma unidade no Parque Tecnológico de Pernambuco (Parqtel), no Recife.

Atualmente, existem apenas 13 fábricas desse gênero no mundo em países do leste europeu e da Ásia como China e Taiwan. O investimento é de R$ 500 milhões. Segundo Kapaz, o Banco do Nordeste do Brasil financiará 70% do valor, enquanto o fundo de investimentos europeu FXX Corporate aportará cerca de R$ 100 milhões. “Há ainda interesse de uma grande empresa brasileira e de um fundo de investimentos americano em participar do negócio”, garante.

A fábrica terá capacidade anual de produzir 850 mil painéis fotovoltaicos – responsáveis pela captação e armazenagem da energia solar. Um diferencial da nova tecnologia adotada pela Eco, chamada de “filme fino” é que as placas são feitas de material 100% limpo, mais eficiente e mais barato. “Pernambuco se sente muito feliz em sediar mais um investimento de vanguarda, com tecnologia de ponta, para produzir não só para o Nordeste e o Brasil, mas para o mercado mundial”, afirmou João Lyra Neto.

O número de empregos gerados é bastante significativo. Cerca de 400 postos de trabalho serão abertos durante as obras de construção da unidade, que começam em 60 dias. Outros 250 trabalhadores serão necessários para a sua operação, em 2012. Além desses, 1.300 homens irão atuar na instalação das placas.
Segundo Kapaz, além da logística, fez diferença para a escolha da empresa o forte desenvolvimento de Pernambuco, puxado pelo Complexo Portuário de Suape. “A estrutura e o potencial de Suape foram um diferencial. Mas esse é um pontapé inicial. A demanda vai ser muito grande, o Brasil ainda não descobriu sua força nesse setor”, disse, explicando que a produção pernambucana deverá ser exportada para os EUA, Chile, Peru e Argentina.

O uso dos painéis é abrangente. Vai de residências, estabelecimentos comerciais, bancos, supermercados, até grandes empresas. Uma placa – com tempo útil de vida de 25 anos – deve sair inicialmente em torno de R$ 320 e tem capacidade para armazenar até 150 watts. Para uma casa com quatro pessoas, por exemplo, seriam necessárias seis placas. A economia de energia ficaria em torno de 30%.

Também prestigiaram a cerimônia realizada no gabinete do governador no Palácio do Campo das Princesas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes, a secretária de Desenvolvimento Econômico em exercício, Danielle Duca, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães. (As informações são do governo de Pernambuco)

Fonte: http://www.ambienteenergia.com.br

Cemig quer construir usina solar em Minas Gerais


Usina, com capacidade de 3MW, receberá investimento de R$25 milhões

A Cemig anunciou nesta quinta-feira (11/11) a intenção de construir em Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, sua primeira usina solar. A companhia firmou parceria com a fabricante espanhola de painéis fotovoltaicos Solaria, que vai fornecer equipamentos para a planta, que terá capacidade de 3MW. O projeto, ainda em fase de estudos, será viabilizado como parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da companhia, que ainda terá outras iniciativas no âmbito da geração solar.

Dentro das metas do programa de P&D da Cemig, está o investimento de R$40 milhões nas pesquisas dentro do setor solar, sendo cerca de R$25 milhões para a construção da usina fotovoltaica. "Essa será a primeira instalação de energia solar fotovoltaica conectada à rede de distribuição na América Latina", destaca o gerente de alternativas energéticas da Cemig, Marco Aurélio Dumont Porto.

Segundo o executivo, Sete Lagoas foi escolhida por ter localização privilegiada - próxima a Belo Horizonte e ao Aeroporto de Confins - e um índice de radiação solar satisfatória. A cidade também concentra ações do projeto Cidades do Futuro, no qual a Cemig está testando a automação e modernização das redes de distribuição de energia no âmbito da tecnologia smart grid - redes inteligentes.

O protocolo de intenções para instalação da usina solar foi assinado nesta terça-feira (9). De acordo com a Cemig, o projeto está em fase de estudos preliminares. A expectativa é de que a construção da planta tenha início nos primeiros meses de 2011.

10 de nov. de 2010

Unilever aquece a água com a luz solar na África do Sul



 A Unilever, através da sua marca Sunlight (luz do sol), está apoiando a instalação de um sistema de aquecimento solar  em um centro de saúde e cuidado de crianças na cidade do Cabo, na África do Sul. A Margaret´s House, em Lansdowne, irá desfrutar de água quente, sem custos elevados de eletricidade, graças à instalação dos coletores solares.

Esta iniciativa fez parte da  iniciativa mundial  10/10/10 Global Work Party, organizada pelo 350.org que  vem lançando o desafio para que os cidadãos de todo o mundo trabalhem para resolver a crise climática. Visitem o site e participem: http://www.350.org/

No último dia 10 de outubro, 100 sistemas de aquecimento solar de água foram instalados ao redor do mundo em prol da chamada para a ação ambiental. Mais de 7 000 eventos foram programados para ocorrer em 188 países do globo.

Geraldine Engel, Gerente de Administração Margaret´s House, disse que a organização está muito grata a Unilever pela parceria com a 10/10/10 Global Work Party para instalar o sistema de aquecimento de água solar.

Ela disse que como a casa recebia metade o seu financiamento por parte do Estado, foi forçada a depender de doações independentes para dar às crianças de famílias problemáticas a chance de curar, crescer e prosperar na sociedade convencional.

Louise Duys, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Unilever, disse que a empresa vem trabalhando para fazer melhorias contínuas na gestão do seu impacto ambiental para desenvolver um negócio mais sustentável.

"Embora a empresa esteja  focada nos impactos de toda sua cadeia de produtos para encontrar as maiores oportunidades para redução de emissões, também estamos dando apoio a outras atividades como a 10/10/10 Global Work Party, que terá um impacto tangível  sobre meio ambiente e sustentabilidade ", disse Louise.

Os parceiros da Unilever no aquecimento solar de água do projeto forma a  Inti Solar, os fabricantes de aquecedores solares e sistemas de iluminação; SolarMAX que fabrica painéis solares e a Xstream que fabrica tanques de armazenamento.
 
Diretora da Inti Solar , Marlene Snowdon, que vem sendo uma a força motriz por trás do projeto de painéis solares na África do Sul, disse: "Fontes alternativas de energia proporcionam economias de custos, são favoráveis ao meio ambiente e à criação de empregos e sustentabilidade.

"A resposta significativa Global Work Party para chamar a atenção para as alterações climáticas nos diz que nós não temos nais o luxo do tempo. - Precisamos agir rápido para substituir combustíveis fósseis por energias sustentáveis"

Grant Hallett, Gerente Nacional de Vendas da SolarMAX, disse que eles estavam orgulhosos por estarem associados a esta iniciativa de tornar as comunidades mais verdes."Nós temos um registro de orgulho pelo envolvimento em tais projetos e acredito que este tipo de projeto vai promover a consciência ambiental e proteger, desenvolver e melhorar os recursos naturais da comunidade."Nós acreditamos que cada um de nós pode fazer uma contribuição positiva para o futuro de nossos filhos", disse Hallett.

O compromisso da Unilever com a sustentabilidade é evidente através de suas ações cotidianas. O armazém principal da Unilever perto de Pietermaritzburg, que foi inaugurado em 2009, apresenta várias iniciativas "verdes", incluindo a instalação dos painéis solares, que foram incluídos ainda na fase projeto e na construção tendo em conta a sustentabilidade ambiental.

Em maio de 2010, a Unilever patrocinou a casa Thokomala para órfãos do HIV / Aids em KwaMashu que se tornou a primeira de várias casas do gênero em todo o país que receberão os aquecedores solares de água.

Adaptado por Studio Equinócio

9 de nov. de 2010

Empresário turco desafia o 'Lobby dos combustíveis fósseis com sistema inovador de refrigeração solar



Um empresário da província de Kars está desafiando o "lobby dos combustíveis fósseis" com seu sistema de refrigeração solar livre de emissões. O professor Ahmet Lokurlu diz que tudo o que é necessário para mudar o mundo é uma pessoa. Lokurlu, que parece  não ter perdido nada de seu idealismo científico durante um longo percurso no mundo dos negócios, está agora liderando sua própria empresa de energia
 
A energia do sol pode salvar o mundo apenas "se nós a ajudarmos a se destacar", é o que afirma Lokurlu, diretor executivo e idealizador  de um sistema de refrigeração solar livre de emissões.


"Um hotel de quatro ou cinco estrelas com 100 a 150 camas, necessita de aproximadamente 2 megawatts de capacidade de climatização por dia",  afirmou Ahmet Lokurlu (CEO do Grupo Solitem) durante uma conferência de imprensa que aconteceu em Julho deste ano. "Nós podemos fornecer uma capacidade de 1,5 megawatts de refrigeração, que também irá atender às necessidades do hotel com uma  tecnologia que é baseada em um sistema inteligente e não deixa espaço para o desperdício de energia."

Lokurlu fez uma ampla introdução do seu sistema, chamado de "Montana", que utiliza essencialmente a energia solar para transformar água em vapor necessário para alimentar um sistema de refrigeração. O sistema, no momento só é adequado para uso em hotéis e instalações industriais, mas a Solitem está trabalhando no desenvolvimento de modelos de menor escala para uso individual, ele disse.

O sistema "Montana" depende da instalação painéis solares concentradores nos telhados das edificações e além do vapor, a água quente produzida no processo pode ter vários usos, como para a lavanderia, por exemplo.

Lokurlu disse que as condições climáticas como taxa de nebulosidade por exemplo, são fatores determinantes para identificar regiões apropriadas para o sistema Montana. 

Atualmente, quatro países mediterrânicos se beneficiam do sistema - Marrocos, Chipre, Jordânia e Turquia.

Lokurlu disse que a empresa já tem seis unidades do sistema na Turquia. "Atualmente estamos instalando o sistema em um estabelecimento no México, e recentemente foi contratada uma unidade do Brasil.

A Solitem também vende o sistema na Alemanha, onde está sediada, mas toda a produção é realizado na Turquia, em Ancara.


Lokurlu, vencedor de prêmios como
RIO Innovation Prize, the Energy Global Award and TIMI Magazine’s Hero of the Environment, reclamou da "falta de entusiasmo" para projetos amigos do meio ambiente por parte das autoridades turcas.

"O Ministério das Finanças não está disposto a investir nos projetos. No entanto, não esperamos subsídios. Uma pequena porcentagem de cada conta de gás paga pelo consumidor vai para os fundos de energia renováveis e políticas de desenvolvimento. Se as energias renováveis fossem adotadas como política de Estado, nós poderíamos fazer um trabalho incrível com uma pequena quantidade de recursos ".De acordo com Lokurlu, outro fator que impede que o entusiasmo para os sistemas ecológicos é o "lobby do gás", que é "muito forte no país."


"Estamos em busca de parceiros fortes para operar joint ventures. Os chineses são excelentes nisso. Eles têm um sistema incrível. Eles nos ofereceram o dobro da terra que seria necessário para produzir o sistema em uma zona industrial chinesa e se ofereceram a pagar metade dos salários de nossos funcionários ", disse ele."Mas, você sabe, eles não oferecem essas coisas sem interesse próprio", disse ele. "Até o momento de começar a produção, eles já terão ilegalmente reproduzidos o sistema, embora com menor qualidade."

A fábrica da Solitem em Ancara começou como uma instalação de montagem, mas agora toda a produção tem lugar na Turquia. "Nós empregamos produção robótica.”O volume de negócios anual da empresa era de 10 milhões de euros no ano passado, uma cifra que Lokurlu pretende triplicar em 2011.

A instalação de um sistema que produz 1,5 megawatts é de 2,5 milhões de euros, um quinto do que será amortizado no primeiro ano."Todo o sistema paga-se sozinho dentro de cinco a sete anos", disse Lokurlu. "O sistema de refrigeração solar tem uma duração efetiva de 20 anos ( bem maior que os sistemas convencionais), e nós oferecemos uma garantia de 15 anos. A manutenção é bastante barata e, se aplicada regularmente, o sistema promete vitalidade por muito tempo. "Lokurlu disse que um sistema como este exige uma área de 4.000 metros quadrados para que possa ser montado.

"Quando você está no negócio de energia, você vê que o mundo está cheio de absurdos sem sentido, e nós podemos mudar tudo isso", disse ele. "Somos prisioneiros dos nossos hábitos e de um sistema que faz da eletricidade um fetiche. A energia solar não é uma escolha, é uma obrigação, e não mil anos no futuro, mas agora, quando o relógio do clima está passando rápido. "

Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: " ISTAMBUL - Daily News Hürriyet

Belo Horizonte- IAB-MG e Studio Equinócio promovem no dia 30 de Novembro a palestra Revolução Solar – Tecnologias solares para o envolvimento sustentável



No dia 30 de Novembro acontecerá no Auditório do IAB-MG a palestra Revolução Solar- tecnologias solares para o envolvimento sustentável.  


Belo Horizonte é reconhecida como Capital Solar do Brasil por uma série de fatores: pelo amplo uso da energia solar térmica em suas edificações, pela grande disponibilidade de Sol durante quase o ano todo, por conter um dos maiores parques de indústrias e empresas de serviços solares do Brasil, por possuir uma ampla e competente rede de ensino e pesquisa na área de energia solar, por ser a 1ª capital do país a ter uma arena solar... em 2013 o Mineirão será alimentado pela energia solar fotovoltaica,dentre outras iniciativas. Mas várias outras ações podem e devem ser colocadas em prática para que Beagá seja realmente uma cidade solar e durante a palestra revolução solar, serão apresentados os últimos avanços da energia solar no mundo e como estes poderiam ser aplicados e priorizados em Beagá.

Tópicos que serão abordados
Ø  A evolução da energia solar no Brasil e no mundo
Ø  Potencial da energia solar para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Ø  O uso da energia solar térmica em habitações de interesse social
Ø  Evolução das políticas públicas mundiais de incentivo à energia solar
Ø  Novas tecnologias e aplicações da energia solar: refrigeração solar, calor para processos industriais, etc.
Ø  A relação entre a energia solar e arquitetura - TASK 41 da IEA-Agência Internacional de Energia;
Ø  Energia solar - empregos verdes e negócios do presente e do futuro;

 
Palestra GRATUITA – Vagas Limitadas
Data e Horário: 30 de novembro (terça-feira), das 19:00 às 21:00 horas
Local: Auditório do IAB_MG ;Rua Mestre Lucas, nº70, Bairro Cruzeiro

Inscrições e mais informações:
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail camila@studioequinocio.com.br , 31-3309-0346/ 31-91970346 - Gentileza informar Nome Completo, e-mail, e profissão.

Por Studio Equinócio

8 de nov. de 2010

Reino Unido- Aquecimento Solar é de longe a mais popular das tecnologias de microgeração no Reino Unido




Fruto de uma série de relatórios editados pela AMA, que cobrem a indústria emergente de microgeração no Reino Unido, o aquecimento solar térmico é de longe o mais popular com mais de 140.000 instalações realizadas  até  o momento e presente  há mais de 30 anos no mercado. Estima-se que um sistema médio reduza em mais de 0,75 toneladas a emissão anual de  CO2, dependendo do combustível que ele está substituindo.

A energia fotovoltaica (PV) também é considerada um mercado com grande potencial, porque há planos para que  aproximadamente  4% da eletricidade do Reino Unido seja  fornecida utilizando esta tecnologia. No entanto, antes de se tornar  uma diretiva, a energia fotovoltaica demanda ainda um apoio significativo do governo e os incentivos serão necessários, combinados com redução de custos para que haja uma  significativa melhora nos tempos de retorno dos investimentos.

Segundo  relatório da AMA, estimativas indicam que em 2009 houve a comercialização cerca 7.000 instalações  fotovoltaicas e cerca de 24.000 instalações de energia solar térmica em aplicações residenciais, comerciais e industriais.

O crescimento da energia solar até 2008 ficou abaixo de outros países europeus, mas diante
da crescente conscientização da necessidade de aumentar o uso de energias renováveis em todos os níveis, e uma série de ações do governo para cumprir as metas de energias renováveis até 2020 espera-se que o mercado passe a crescer em ritmo mais acelerado.

A intenção do governo, por meio da Estratégia de Energias Renováveis, é a introdução de Feed-In-Tarifas (FIT), em 2011, embora as mesmas já tenham entrado em vigor desde  abril de 2010, como um meio de aumentar o valor de mercado combinando as  eletricidade renovável e o calor renovável . Além disso, o Governo introduziu  um sistema de pagamento  (pay as you Save – pague com as economias), o que dará as famílias a oportunidade de investir em medidas de eficiência energética, tais como isolamento de paredes sólidas e tecnologias de microgeração, como é o caso dos aquecedores solares, em suas casas, sem custo inicial.

Existem várias previsões que indicam até 4 milhões de instalações solares até 2020.

Sem dúvida, o crescimento será fortemente dependente dos custos de instalação e dos prêmios e subsídios para encorajar a aceitação  significativa de mercado.

 Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: Pesquisa AMA -http://www.amaresearch.co.uk

Espanha- Apresentado no novo Guia de Assistência Técnica GAT 17 sobre projeto e cálculo de instalações solares térmicas.



No último dia 20 de outubro de 2010 foi apresentado na sala de eventos da Fundação de Arquitetura COAM a nova versão do Guia  de projetos e cálculo de sistemas de aquecimento solar. 

Em sua 3ª edição o guia foi aprimorado diante das ultimas alterações das legislações municipais e regionais, do CTE- Código técnico de edificações e do RITE- Regulamento de instalações térmicas de edifícios. 

Cabe lembrar que o uso da energia solar térmica é obrigatório nas novas edificações de toda Espanha e vários aperfeiçoamentos vem sendo realizados na regulamentação das obrigações solares e em novas ferramentas de apoio ao mercado.

Dentre as novidades o guia incorpora mudanças significativas no desenho e cálculo de sistemas solares térmicos, incluindo a energia solar para a calefação solar e também sua aplicação para o aquecimento de piscinas.
A ferramenta de cálculo eletrônica também foi aprimorada permitindo maior flexibilidade na entrada dos  dados radiação solar, temperatura, perfil de ocupação e outros parâmetros de regulamentação específica já que em alguns casos a obrigatoriedade da instalação dos aquecedores solares tem de cumprir  normas mais restritivas em algumas cidades.

Adaptado por Studio Equinócio