25 de fev. de 2011

Empreendimento inédito no Brasil conquista Selo CarbonOK utilizando energia solar e eólica



O condomínio Neo Next Generation, em Florianópolis/SC, conquistou o Selo CarbonOK, que certifica a compensação do gás carbônico emitido ao longo de toda a construção do empreendimento.


Projetado para utilizar as tecnologias disponíveis em reuso e conservação da água e geração de energia solar e eólica, é o primeiro condomínio dentro do conceito Next Generation, criado por seus idealizadores a Buzz Arquitetura, a Seleta Engenharia e a Asas Incorporação e Habitat, e consiste no cuidado com as próximas gerações através da construção consciente e o uso de recursos renováveis.

Com 24 apartamentos, divididos em dois blocos independentes, a obra com conclusão prevista para março de 2012 será construída no bairro Novo Campeche, lado leste da ilha.

Os dois prédios possuem elementos futuristas no topo: Duas hélices verticais que farão girar turbinas eólicas e produzirão, junto com painéis solares, 100% da energia necessária para aquecer a água dos apartamentos de alto padrão. Segundo os idealizadores, as turbinas não são barulhentas e não oferecem perigo para os pássaros, pois operam com pouquíssimo vento. Além de tudo a poluição gerada pela obra foi compensada com o plantio de espécies nativas, que podem ser visitadas no Parque do Córrego Grande na área central de Florianópolis.

"Se metade da energia consumida nas residências da Região Sul tem esse propósito, não é difícil afirmar que a economia de energia em todo o empreendimento será de 50%", afirma Jaques Suchodolski, arquiteto e autor do projeto.

No final do mês de setembro, ele recebeu oficialmente o certificado CarbonOK das mãos do diretor da Ambiens Consultoria Ambiental, Emerílson Emerim.


24 de fev. de 2011

Energia solar fotovoltaica é a que mais cresce na Europa em 2010



A energia solar fotovoltaica quebrou recordes na Europa em 2010. Segundo a Associação Europeia da Indústria Fotovoltaica (EPIA, na sigla em inglês), foram construídas ao longo do ano plantas quem somam 13.000MW em potência instalada. O número representa uma expansão de 86% e faz o continente chegar aos 28.000MW em usinas da fonte - o suficiente para abastecer o consumo médio de 10 milhões de residências europeias.

O presidente da EPIA, Ingmar Wilhelm, afirma que o crescimento fotovoltaico foi "impressionante". O ritmo com que as novas usinas foram construídas superou a energia eólica, que vinha dominando o mercado de fontes renováveis. Em 2010, a potência eólica na Europa cresceu 12%.

"A fotovoltaica se converteu em uma tecnologia estável que está contribuindo para a progressiva descarbonização da matriz energética e que deve ser explorada pelos países da União Europeia para alcançar os objetivos de 2020 (ter 20% da energia gerada por fontes renováveis)", analisa Wilheim.
O executivo afirma que os números são resultado da diminuição dos custos de implantação, das novas tecnologias, do interesse dos investidores e do apoio político. Ele também destaca que mais de 70% das novas instalações foram bancadas por pequenas e médias empresas, o que mostraria a aceitação social da fonte.

O ano de 2010 foi também o segundo consecutivo em que a Alemanha foi líder mundial no mercado de instalações solares fotovoltaicas. O país somou 6.500MW em novas usinas aos 9.800MW que já possuía instalados. Em seguida, aparecem Espanha, Itália e República Tcheca.

Para 2011, porém, as previsões da EPIA para o mercado não são muito otimistas. As novas regras para incentivo à fonte na Alemanha devem reduzir o montante de novos parques no país dos atuais 6,5GW para 1GW ou 2GW. A Itália, por seu lado, apresenta potencial para crescer entre 4GW e 6GW - uma forte expansão, mas que ainda não cobriria a desaceleração alemã. Com isso, a EPIA afirma que "a demanda pode estagnar na Europa durante a primeira metade de 2011".

O movimento poderia levar ao acúmulo de estoques, o que causaria queda de preços. Com isso, a entidade aposta que pode haver uma retomada dos investimentos no segundo trimestre, o que faria a Europa a alcançar níveis iguais ou pouco maiores do que o crescimento registrado no ano passado.

Clique aqui para ler na íntegra o relatório da EPIA (em inglês)

Fonte: Jornal da Energia - http://jornaldaenergia.com/

Hoje é o dia do tuitaço pela energia limpa. participe. Se envolva.


Filie-se

TUITAÇO PELA #ENERGIALIMPA
Olá, ciberativista
Hoje é o dia do tuitaço pela energia limpa. Contamos com sua participação! O Greenpeace realiza agora um protesto em Brasília para chamar a atenção sobre a importância da Lei de Renováveis, que que prevê incentivos para a geração de energia solar, eólica e biomassa. A lei está parada no Congresso há mais de 2 anos. É uma vergonha um projeto de tanta importância estratégica para o país ficar na gaveta por tanto tempo.
Junte-se a nós e aumente ainda mais a pressão no Congresso. Envie uma mensagem com a expressão #energialimpa para o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia pedindo urgência na votação da Lei de Renováveis.
Para tuitar automaticamente a frase @depmarcomaia Eu quero mais #energialimpa no Brasil clique aqui.
Depois, acompanhe o protesto ao vivo clicando na imagem abaixo.
Ao vivo
Para saber mais: Entenda o potencial brasileiro de geração de energia limpa e como ela é mais barata, mais segura e ambientalmente mais correta. Conheça a Lei de Renováveis

Desde já, obrigado pela ajuda.
Ricardo Baitelo

Ricardo Baitelo
Coordenador de campanha de energia
Greenpeace Brasil

Greenpeace online:

Ajude o Greenpeace a proteger as florestas
Junte-se a nós
Recebeu este e-mail de alguém?

» Torne-se um ciberativista também
» Encaminhe esse e-mail para um(a) amigo(a)

EUA- Anunciada nova localização para o Solar Decathlon 2011




O Departamento de Energia dos EUA anunciou que o Solar Decathlon 2011 será realizado no National Mall’s West Potomac Park.

O  Solar Decathlon é uma competição que desafia estudantes universitários e profissionais de todo o mundo a conceber, construir e operar as casas com energia solar, que são acessíveis, com alta eficiência energética, atraentes e fáceisl para se viver Durante a competição, 20 casas de 16 equipes nacionais e quatro internacionais serão submetidas a avaliações  de peritos que irão  julgar a qualidade dos projetos apresentados em dez categorias distintas. Este será  a quinta edição do Solar Decathlon sendo que eventos anteriores foram realizados em 2002, 2005, 2007 e 2009.

O Solar Decathlon  oferece aos alunos participantes e profissionais envolvidos uma  formação e aprendizado originais, criando novas mentes de trabalho para compor  lideres na área de energia limpa. Alem disto é também um evento publico, aberto aos visitantes que vêm para ver os desenhos e aprender mais sobre as soluções de economia através do uso de energia limpa e renovável para suas próprias casas.
Segundo os organizadores do evento, o Solar Decathlon apóia a meta do governo Obama de criar uma economia baseada em tecnologias de energia limpa, economizando o dinheiro das famílias e das empresas e reduzindo a dependência dos  combustíveis fósseis.
Solar Decathlon no Brasil
O Solar Decathlon vem acontecendo nos Estados Unidos desde 2002, já acontece na Europa e em 2012 será na Espanha e em 2013 haverá uma edição chinesa. Seria interessante que o governo brasileiro diante da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas colocasse como prioridade a organização de um Solar Decathlon no Brasil para provocar e estimular nossos estudantes e profissionais a desenvolverem projetos interdisciplinares para desenvolver o conceito de casas solares no Brasil.  Ficamos na torcida pela evolução da cultura solar no país.
Adaptado por Studio Equinócio