17 de dez. de 2010

Obrigação solar térmica na Grécia- Novas edificações e em reforma deverão instalar aquecedores solares



Uma a cada 4 (25%) das famílias gregas  já tem sua água quente fornecida pelos aquecedores solares de água. A título de comparação, no Brasil pouco mais de 1% das famílias já usam os aquecedore solares.
                                                   Fonte da Foto: http://www.maltezos.gr/
Mas novas  e inteligentes medidas para estimular a tecnologia solar foram tomadas pelo governo grego. O mercado de energia solar estagnou em 2010 e por isto mesmo a partir de Janeiro de 2011, todos os novos edifícios  e em reforma na Grécia ,tem que cobrir pelo menos 60% da sua demanda de água quente sanitária através de tecnologia solar térmica (frações solares mínimas de 60%).

A moderna obrigação solar térmica é parte da lei L3851/2010 "relativa à promoção da utilização de energia proveniente de fontes renováveis" em combinação com a lei L3661/2008, que faz parte do processo de implementação do programa europeu de desempenho energético de edificações.  Segundo a associação da indústria solar grega (EBHE) a área de coletores recém-instalada em 2010 estagnou em um nível baixo depois que o mercado decaiu em 31% no ano de 2009. A entidade estima que  2010 foram instalados 207.000 m2 de coletore solares.

A obrigação solar térmica nos novos edifícios  expandirá as oportunidades de mercado de energia solar térmica de forma significativa, pois mais de metade dos novos edifícios construídos  no ultimo ano foram instalados exclusivamente com aquecedores elétricos ou a gás, sistemas comprovadamente menos modernos, mais caros e ecologicamente incorretos. Cabe lembrar que toda  vez que um construtor opta por não projetar suas edificações  para não contemplar a energia solar,o mesmo fecha de forma drástica  ( e até irresponsável) a oportunidade dos futuros moradores de optarem por uma tecnologia mais barata, limpa, renovável e disponível, que é o aquecedor solar. A função da obrigação solar térmica então é basicamente  democratizar o acesso à tecnologia solar e ao mesmo tempo incentivar aos construtores e arquitetos a se capacitarem e contribuirem de forma mais efetiva com o bem estar dos futuros usuários das edificações e preservação dos recursos do planeta.

Na Grécia,  como o número de licenças de novas  construções está em declínio, outras medidas serão  tomadas para alcançar os ambiciosos objetivos do  Plano Nacional de Energias Renováveis ( PANER). O plano trabalha com a expectativa de duplicar a participação dos sistemas de aquecimento solar e consolidar sua aplicação como fonte de calor para sistemas de refrigeração solar.  Um recente estudo publicado  pela Universidade Técnica Nacional de Atenas (NTUA), afirma que além da obrigação solar térmica para o setor  da construção, "um novo quadro fiscal seria  necessário para apoiar o desenvolvimento do mercado".  Segundo o estudo a Grécia já teve boas experiências com medidas financeiras de apoio a energia solar na década de 1980, quando era possível uma dedução  do imposto de renda dos consumidores finais e empréstimos a juros baixos que permitiram a expansão do mercado solar térmico.

Por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC

Painéis solares fotovoltaicos para refrigeração das cabines de caminhões




A energia solar térmica pode ser utilizada para proporcionar a refrigeração de grandes edificações através de ciclos térmicos ou utilizando painéis fotovoltaicos, reduzindo draticamente o consumo de energia para geração de frio. A idéia agora entretanto é pegar a estrada. O  sistema iCool Solar desenvolvido pela Mitsubishi e pela Fruehauf Nippon, é uma unidade movida a energia solar destinada ao condicionamento de ar  de caminhões. O sistema funciona quando o motor estiver desligado, utilizando a energia solar captada por células fotovoltaicas de película fina capazes de gerar a energia elétrica necessária para resfriar a cabine do caminhão.


O iCool Solar é composto por painéis solares localizados no teto do caminhão, uma bateria para armazenar a energia solar produzida pelos painéis e uma unidade de condicionamento de ar com capacidade de 900W. Os idealizadores do produto informam que o sistema estará disponível comercialmente   até à Primavera de 2012.

Baseando-se na energia solar, o sistema preserva a vida útil da bateria do caminhão e também reduz o consumo de combustível  e consequentemene seu custo operacional. Um caminhão de 10 toneladas pode  economizar cerca de 400 galões de combustível a cada ano.A Mitsubishi Chemical estima que se todos os caminhões utilizados no Japão,  migrassem para o o Solar i-Cool, as emissões de CO2 poderiam ser reduzidas em 1,65 milhões de toneladas por ano.O i-Cool solar também está sendo desenvolvido em uma versão menor para uso em veículos de passageiros.

A volta e a inserção da energia solar fotovoltaica em nosso dia a dia promete ser importante para o caminho em direção à preservação dos recursos naturais do planeta e melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Adaptado por Stúdio Equinócio

Hospital com trigeração solar – aquecimento, calefação e refrigeração solar



Com a evolução da tecnologia solar térmica, comprovadamente a melhor,mais eficiente e mais limpa para gerar calor, edificações inteligentes e bem projetadas podem aproveitar seus benefícios por muitos anos. A trigeração solar é uma opção para as edificações que precisem de água quente, frio e calefação nos diferentes períodos do ano.

A solução da trigeração solar foi exatamente a anunciada pelo Hospital Shouldice localizando em Toronto, no Canadá.  O projeto do Shouldice, irá proporcionar um centro de demonstração ao vivo, que comprovará definitivamente  a viabilidade da utilização da trigeração solar renovável e  sua capacidade para reduzir drasticamente o consumo de  energia fornecida  pelos  tradicionais mas pouco modernos sistemas alimentados exclusivamente com os energéticos não renováveis, caros, extremamente subsidiados pelo governo e pouco limpos, combustíveis fósseis, como gás natural e óleo e a rica eletricidade.

 Entre os componentes principais da instalação de trigeração solar incluem-se  10 máquinas de refrigeração solar (chillers de absorção) e 141 coletores solares térmicos. Segundo os estudos e simulações preliminares, o sistema de aquecimento solar atenderá a 91% da demanda anual de água quente, 36% da demanda de refrigeração e 44% da demanda de calefação, reduzindo em mais de 150 toneladas as emissões de poluentes na atmosfera.  

Segundo os coordenadores do projeto, a Glenbarra Energy Management Corp (GEMCO),o projeto servirá de base para disseminação da tecnologia  em toda a América do Norte. A refrigeração solar oferece significativos benefícios ambientais, financeiros e sociais. Esses benefícios incluem a limitação da utilização de energia elétrica dos tradicionais beberrões sistemas de refrigeração convencionais, bem como  a importante compensação durante os períodos de pico, onde em geral ocorrem sobrecargas da rede elétrica e apagões. A redução dos picos de consumo de eletricidade durante os meses de Verão tem sido identificada como um elemento essencial da política de conservação de energia de Ontário A expectativa para este projeto  do Shouldice é alcançar uma redução de 80%  do pico de demanda no verão  para atender  à refrigeração do  edifício.

 Para o projeto do Shouldice, a GEMCO formatou parceria com líderes mundiais no design e fabricação de componentes solares, a  ClimateWell, AB e a Solar Kingspan. GEMCO contará também com uma parceria com a SAIC Canadá e com a Universidade de Queens.

Com a união de competências importantes , o projeto Shouldice conduzirá  à aceitação e comercialização deste tipo de tecnologia inovadora e promissora .

Por Studio Equinócio

16 de dez. de 2010

São Francisco – Usina solar triplica quantidade de energia solar na cidade



 Enquanto algumas cidades dos EUA tem se beneficiado cada vez mais com a utilização da energia limpa, vai ser difícil competir com o objetivo anunciado recentemente pela cidade de São Francisco. Acredite ( felizmente),a cidade tem planos objetivos para se tornar 100% alimentada por energia verde até 2020.

O anúncio foi feito no início deste mês pelo prefeito Gavin Newsom, durante o lançamento da usina solar de Sunset Reservoir, um complexo de 24.000 painéis  solares de tecnologia limpa ( 5 MW) que quase triplica a quantidade de energia solar que São Francisco produz atualmente.

Este mecanismo especial vai ajudar a cidade atingir sua meta monumental com a venda de eletricidade solar para a Comissão de Cias Públicas de Eletricidade que  por sua vez, economizarão uma gritante quantia de $ 26 milhões em custos de energia ao longo do contrato de 25 anos.

Atualmente, a maior matriz municipal solar em todo o Estado da Califórnia, o Sunset Reservoir  não será apenas utilizado para alimentar uma multidão de edifícios da cidade, mas também  criará novos empregos verdes para a comunidade.


Utilizando recursos da Fundação Frank Sidney, o prefeito Newsom espera reunir uma força-tarefa da Prefeitura para ajudá-lo a alcançar seu objetivo de levar  a cidade em completa dependência de eletricidade renovável nos próximos 10 anos, que, sem dúvida, impulsionará a cidade diretamente para os livros de história.


Adaptado por Studio Equinócio

10 de dez. de 2010

Aquecimento Solar, um investimento para o 13º salário


Economia é de cerca de 50% no valor da conta de luz

A E2solar, empresa fabricante de coletores solares, faz alerta sobre o benefício do investimento com o uso da energia solar para aquecimento de água. Com a chegada do fim de ano e o recebimento do 13º salário, o investimento na compra de um sistema de aquecimento solar (SAS) pode ser uma opção para quem pensa em ter economia a longo prazo, já que a economia em valores reais na conta de energia elétrica pode chegar a 50%, ou seja, metade do valor pago normalmente. Observa-se, ainda, que o equipamento tem uma durabilidade no mínimo dez anos, e o gasto poderá ser considerável, podendo chegar a 120 meses de economia.

Em relação ao custo benefício de um sistema, o investimento inicial para a aquisição de um SAS, prevendo um reservatório de 200 litros de água, tem o custo em torno de R$ 1.800,00, com variações previstas de acordo com a quantidade de moradores na residência e hábito de consumo da mesma, o que significa que, num prazo médio de 02 a 04 anos o equipamento estará quitado somente em função da conta de energia elétrica.

Vale lembrar, que alguns itens devem ser observados no momento da decisão da compra, como a avaliação do local, que deve ser feita por profissionais especializados; a eficiência energética dos coletores, que pode ser observada na etiquetagem do Inmetro; dimensionamento correto para que atenda a demanda necessária; informações sobre o produto, e, por fim, ter em mente a necessidade de manutenção para que o equipamento continue em perfeito estado para sua funcionalidade.

Mais informações no site

 Fonte: MCO

9 de dez. de 2010

AAtual é vencedora na categoria indústria no Estado de São pelo Prêmio MPE Brasil 2010.



AAtual, uma das principais indústrias de aquecimento solar do Brasil  acaba de receber  o Premio MPE Brasil na categoria indústria do Estado de São Paulo.O “MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” se constitui no reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Conversamos rapidamente com o Coordenador Comercial e RD da ISO 9001, Claudiomar Danilo sobre esta e outras conquistas da empresa:

Quando a empresa  AAtual surgiu?
R: A Atual surgiu em 1991 na cidade de Campinas.

Nos últimos anos qual foi o investimento realizado pela empresa e qual a capacidade produtiva atual?

R: Nos últimos anos a empresa investiu principalmente em sua estrutura administrativa (cerca de R$150.000,00) pensando em ter uma base sólida antes de expandir sua produção e vendas. Sendo que para isso implantamos a ISO 9001, um sistema de gestão empresarial mais avançado (ERP), e os demais recursos e treinamentos para as pessoas. Contudo, o investimento no novo barracão (previsão de cerca de R$400.000,00 ) já foi importante para iniciarmos nossa expansão e, com produtos inovadores, já a partir de 2011.

Qual  o crescimento da empresa nos últimos 2 anos?
R: Média de 13,5% ao ano.

Qual a importância do prêmio MPE para a Aatual neste ano de 2010?

R: A importância é grande, pois é uma resposta muito positiva a todo investimento feito nesses últimos anos em melhoria da gestão da empresa através da implantação da ISO 9001, aquisição de ERP para gestão empresarial, treinamento de colaboradores, avanço tecnológico na fabricação e outros esforços que foram coroados com esse prêmio. É também uma motivação muito grande para continuar neste caminho buscando a melhoria contínua e excelência tendo em mente que esse é um passo importante, mas é um passo de vários que ainda temos que dar para continuar a crescer de forma sustentável e duradoura.Participamos do prêmio apenas para receber a avaliação de nossa empresa e ter um parâmetro comparativo e, portanto, melhorar nossa gestão e competitividade. Não imaginávamos que seríamos campeões estaduais da categoria indústria. Ainda mais na mesma semana em que também recebemos o Prêmio PROCEL. É muita alegria. Agora vamos para o prêmio nacional do MPE Brasil 2010 representando São Paulo na categoria indústria, mas já muito contentes por tudo que conquistamos.  Contudo, já planejamos nossa participação no ano que vem no Prêmio FNQ onde a concorrência é ainda mais acirrada.Sabemos que não podemos parar

 Algo a destacar em outros pontos?
R: Alem do que consideramos “básico” atualmente para atuar no mercado brasileiro (INMETRO/PROCEL/QUALISOL) estamos investindo na melhoria contínua de nossa empresa em todos seus setores através da metodologia da Fundação Nacional da Qualidade, e buscando inovar sempre com alternativas que visam atender cada vez melhor aos nossos parceiros.

Para conhecer a empresa http://www.aatual.com.br/index.php


Parabéns a AAtual pelas conquistas.

Por Studio Equinócio

Solar COP 16 – a energia solar depende apenas de decisões políticas



A 16 ª Conferência das Partes (COP 16), está acontecendo neste exato momento,  de 29 de novembro a 10 de dezembro de 2010 em Cancún, México. A indústria de energia solar global se reuniu novamente como uma só voz para evidenciar o caso da energia solar como uma solução simples,prática e disponível para um presente e um  futuro energético sustentável. Por isto mesmo foi criada a iniciativa SolarCOP16, ação  que foi endossada por mais de 40 das principais associações comerciais de todo o mundo, que representam todos os tipos de tecnologias de energia solar para todos os segmentos de mercado.

Diante dos enormes benefícios econômicos, sociais e ambientais que a energia solar proporciona, os decisores políticos devem garantir que a revolução industrial verde acontecendo no setor de energia se acelere na próxima década e aproveite plenamente as oportunidades econômicas e sociais inerentes  exclusivamente à promoção das energias solares. A indústria solar está pronta para fornecer e evoluir nas  soluções tecnológicas. A sociedade começa a acordar para a economia solar e a entender seu conceito. Os cientistas e outros especialistas em energia concordam que a energia solar tem o potencial de atender plenamente às necessidades de crescimento do mundo e reduzir as emissões de CO2, ao mesmo tempo, gerando milhões de empregos verdes. O fato é que os obstáculos continuam a ser natureza estritamente política... não técnica , não econômica e não cultural.

Participe e envie sua mensagem aos líderes.


Por Studio Equinócio

Uma visão do Mercado de energia solar nos Estados Unidos



O mercado de energia solar nos  EUA  tem se tornando um foco central de atenção da indústria mundial, mas as  diferenças estaduais  das regulamentações, incentivos,  cias de energia e estruturas  de financiamento introduzem muitas complexidades, principalmente em comparação a outros mercados. Como resultado é difícil acompanhar e entender a dinâmica do mercado em mudança da energia solar nos EUA em suas principais aplicações. Neste pequeno artigo apresentamos um resumo executivo do mercado norte americano de energia solar e maiores detalhes poderão ser obtidos junto a SEIA ( Solar Energy Industries Association) através da aquisição do relatório detalhado do mercado de energia solar dos EUA.


Energia solar fotovoltaica

O mercado de PV ( energia solar fotovoltaica) tem crescido a uma taxa média anual de 69% nos últimos dez anos, passando de apenas 3,9 megawatts (MW) em 2000 para 435 MW em 2009. Apesar desta tendência, os EUA representavam apenas 6,5% da demanda mundial  de PV no ano 2009,  atrás de Alemanha, Itália e Japão. No entanto,  com a continua redução dos preços dos equipamentos associada às políticas públicas inteligentes e fortes incentivos podem colocar o  EUA como próximo grande mercado para a energia solar fotovoltaica-PV.

Geração solar térmoelétrica
Os sistemas de geração de energia térmica concentrada ( centrais solares termoelétricas)  (CSP) experimentaram uma explosão de projetos na Califórnia ainda na década de 80, e depois ficou em silêncio por duas décadas. Nos últimos anos, inteligentes políticas tarifárias de feed-in Espanha permitiram ao país europeu tomar as rédeas como o líder na  CSP com mais de 400 MW em funcionamento hoje. Mas os EUA estão prontos para recuperar a liderança com uma série de projetos CSP em  fase de aprovação,  totalizando 46 projetos com uma potência de 10.000 MW.

Aquecimento Solar de água
O aquecimento solar pode ser dividido em dois mercados distintos: o solar para aquecimento de água e de ambientes (calefação solar) e o aquecimento de piscinas.

No primeiro semestre de 2010, pouco mais 135.000 mil metros quadrados de coletores solares térmicos foram instalados nos Estados Unidos. Se a taxa de instalações permanecer constante durante o segundo semestre do ano, o setor está no caminho certo para crescer 9% em relação a 2009. Na maioria dos principais mercados, as novas instalações foram alimentadas por uma combinação de créditos fiscais estaduais, programas  de energia das cias elétricas e, em alguns casos, pelo o uso obrigatório de sistemas solares de água quente na construção de novas residências.

Nos primeiros dois trimestres de 2010, mais de 520 mil metros quadrados de coletores de aquecimento solar para  piscinas foram instalados nos Estados Unidos. Em uma base anualizada, o isto representa um aumento de 4% em relação ao mercado de 2009.
  
Por Studio Equinócio
Fonte: SEIA