24 de set. de 2010

Ceará recebe primeira fábrica de placas solares fotovoltaicas


 A cidade de Horizonte, a 40 km de Fortaleza, no Ceará, vai abrigar a primeira fábrica de produção de placas fotovoltaicas do país. Após um ano de negociações e espera pelo licenciamento ambiental, foi concedida a licença prévia pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para início das obras da Energia Solar Brasileira (Esbra).

 A empresa, cujo custo total estimado é de aproximadamente R$ 70 milhões, tem como sócios os investidores Nelson Estevan Seidl, brasileiro que vive nos Estados Unidos, e José Almeida Júnior, baseado no Ceará. A fase inicial do projeto prevê investimentos de R$ 13 milhões, segundo Aécio Gonçalves, diretor da Pentagonal Consultoria e Investimentos, empresa que assessora o projeto. Parte do investimento será feito por meio de financiamento com o Banco do Nordeste.

 A contrapartida do governo e da prefeitura de Horizonte, segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará para Energias Renováveis (Adece), foi a doação do terreno, além de incentivos fiscais e qualificação da mão de obra. Inicialmente, a Esbra vai apenas montar os painéis solares, importando boa parte dos componentes.

 A segunda etapa consiste na fabricação de boa parte dos componentes. A ideia é que a companhia detenha a tecnologia necessária para fazer a extração do silício para a fabricação das células dos painéis. A fábrica deve funcionar em 2011.

Adaptado por Studio Equinocio
Fonte: Valor Econômico

23 de set. de 2010

Marinha dos EUA investe em energia solar fotovoltaica



Em um esforço para reduzir as despesas de energia elétrica, gerar mais empregos, e incorporar as energias renováveis nas suas operações, a Marinha dos EUA está investindo US $ 100 milhões em projetos de instalação de plantas de energia solar.


O maior projeto até hoje com um custo de 1,9 milhões dólares foi  baseado na instalação de um grande estacionamento solar em Sail Beach, na Califórnia.Embora o investimento inicial seja elevado, a recompensa para um empreendimento tão grande é  muito maior.  


O projeto foi dimensionado economizar mais de 30.000 dólares por ano em custos de eletricidade e, simultaneamente, criar empregos e ajudar  à Marinha a atingir sua meta de suprir 7,5% de suas necessidades em 2013 somente com o  uso de energia renovável.

O uso do conceito de estacionamentos solares tem outras vantagens, pois criam elementos de sombra permitindo que o asfalto e carros estacionados não fiquem de molho no Sol.


Os veículos elétricos também podem também utilizar a energia gerada pelo sistema como uma estação de carregamento.


Adaptado: Stúdio Equinócio
Fonte: Going Solar
Crédito da foto: Kevin Dooley via Flickr CC

Colégios e Universidades se modernizam com a implantação da energia solar térmica


Nos Estados Unidos uma experiência muito interessante vem acontecendo nas instituições de ensino. Muitas faculdades e universidades estão combinando a oportunidade de aliar a educação e formação de profissionais à oportunidade prática de poupar dinheiro em suas contas além de reduzir suas emissões de CO2.  Isto vem sendo possível graças instalação de sistemas de energia solar térmica nos Campi.

A tecnologia solar térmica vem melhorando rapidamente nos últimos anos com os sistemas mostrando um retorno financeiro em tempos cada vez menores.

Um dos pontos fortes da iniciativa é garantir que os grandes beneficiados sejam os estudantes de engenharia  e  arquitetura que podem entrar em contato direto com sistemas de energia solar ainda durante sua fase de formação profissional e levar a experiência adquirida para o mercado de trabalho.

O  Saint Joseph College em parceria com a Aegis Sistemas Elétricos de Branford, instalou sistema de energia solar que irá beneficiar os estudantes dos programas de estudos ambientais e ao mesmo tempo reduzir o consumo  de energia do colégio e a emissão de gases de efeito estufa. Em apoio a este compromisso, dois outros  sistemas estão planejados  para o O'Connell Athletic Center. O primeiro irá utilizar coletores solares térmicos para o aquecimento das piscinas e dos vestiários. O segundo está associado à instalação de painéis fotovoltaicos que irão gerar energia elétrica para o Centro.

É importante lembrar que a energia solar não está mais disseminada devido ao fato de que os alunos de engenharia e arquitetura não tem acesso à oportunidade de interagir com as tecnologias solares durante a sua formação. A energia solar é um fonte renovável e disponível  mas sempre que a energia solar é projetada junto com as edificações e estas edificações são projetadas junto com as cidades, ela se torna mais viável e mais do que isto passa a fazer parte da paisagem urbana de forma mais integrada.

A formação dos engenheiros e arquitetos no tema energia solar é determinante para o futuro energético das nações, pois em quaisquer áreas de atuação profissional dos engenheiros e arquitetos a especificação do uso da energia solar em geral será uma opção sempre mais limpa e econômica.

Adaptado por Studio Equinócio

Catar prepara estádios de energia solar para Copa 2022


Como parte de seus esforços para ser escolhido como país sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar anunciou planos de construir cinco estádios. Mas não quaisquer estádios: serão cinco construções com arquitetura espetacular e completamente abastecidos por energia solar.



Com design da Albert Speer & Partner GmbH, um dos escritórios de arquitetura mais respeitados do mundo, cada um dos estádios foi inspirado em um elemento específico da cultura e da tradição do Catar para permanecer como símbolo de sua relação com os outros países. É o caso, por exemplo, do Al Shamal, que será construído no norte do Catar. Com capacidade para mais de 45 mil espectadores, seu design foi inspirado pelos tradicionais barcos da região.

Al Wakrah é outro dos novos estádios. Aliás, estádio só no nome: a construção vai abrigar um enorme complexo esportivo com piscina, spa e até shopping center para visitantes.

Usando tecnologia ultramoderna de controle de clima, as temperaturas dentro dos estádios permanecerão sempre abaixo de 28°C, embora do lado de fora o calor possa ultrapassar os 40°C, como é comum nesse país do Oriente Médio. Isso faria com que a Copa 2022 fosse o primeiro evento ao ar livre com controle de temperatura.

Dos cinco projetos, dois seriam adaptações de estádios já existentes, enquanto os outros três partiriam da estaca zero.

Durante a apresentação em Dubai, representantes da proposta do Catar adiantaram que após o final do torneio, vários componentes modulares dos estádios que não fossem mais necessários poderiam ser desmontados e enviados por navios para outras nações – a fim de promover o desenvolvimento do futebol.

O Catar terá de esperar até dezembro deste ano para que a Fifa, o órgão que controla os eventos mundiais de futebol, para que apresente sua decisão sobre qual das 11 nações deve servir como sede para a Copa do Mundo de 2022.

Fonte: Época NEGÓCIOS Online

18 de set. de 2010

Cingapura: Áustria entrega e financia maior instalação de refrigeração solar em todo o mundo




Ao final de Agosto de 2010, empresa austríaca de engenharia Solid - representada por seus dois CEOs Christian Holter e Franz Radovic , assinou um contrato com a United World College of South East Asia (UWCSEA) para fornecer, instalar e operar em Cingapura,um sistema de aquecimento e refrigeração solar com uma área coletora de 3.900 m2.

A instalação solar térmica vai atender a cerca de 2.500 estudantes, que vivem e estudam no recém-criado campus de 76.000 m2. O projeto anunciado é a maior instalação de refrigeração solar do mundo.

O plano da instalação é atender 100% da demanda de água quente para o campus e cerca de 30% de sua demanda de refrigeração. Embora a produção máxima de energia de um sistema de refrigeração solar combine perfeitamente com o máximo de radiação solar no país tropical de Cingapura, a produção de energia dos coletores é menor devido à característica de céu nublado.

A área de coletores solares será montada em todos os edifícios e a  instalação começará a operar  na primavera de 2011. O fornecimento dos coletores solares é da empresa austríaca Ökotech, uma subsidiária do Grupo Solid Áustria. Os coletores de elevada eficiência térmica possuem, por exemplo, um  sistema bloqueador de convecção entre a chapa de absorção ( aletas) e  a cobertura transparente de vidro para minimizar as perdas de calor e atingir temperaturas mais elevadas que o habitual, o que será necessário para operar o chiller de absorção, com uma potência de 1.759 kW  fabricado pela  Broad, na China.

O UWCSEA irá reembolsar o investimento em 15 anos, pagando os custos da energia que economizou com a ajuda da instalação de aquecimento solar. A utilização do sistema também ajudou a assegurar que o  novo campus fosse certificado como  Platinum Mark Green, a mais alta classificação no sistema de avaliação de edifícios verdes em Cingapura.


Adaptado por Studio Equinócio
Fonte: GSTEC – Global Solar Thermal Energy Council

17 de set. de 2010

Energia solar será apresentada no Segundo Fórum Para o Desenvolvimento da Infra estrutura das Cidades-Sede na Copa do Mundo de 2014


A segunda edição do World Cup Infrastructure Summit terá como objetivo continuar as discussões e os debates do primeiro encontro e criar um ambiente de alto nível onde sejam examinadas as oportunidades decorrentes da criação ou renovação da infraestrutura necessária à realização da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Além destes temas serão discutidos o cumprimento do cronograma das obras e as reais necessidades para o Brasil em suas mais expressivas áreas: transporte, saneamento, edificações de estádios, empreendimentos de hotelaria e investimento em cada cidade-sede.

O Studio Equinócio participará do evento apresentando na mesa de abertura as oportunidades de utilização da energia solar e sua aplicabilidade e importância na consolidação da infraestrutura das cidades-sede.   



O World Cup Infraestructure Summit foi o pioneiro em falar de toda a estrutura necessária para realização da Copa no Brasil e é organizado pela Viex Americas.

Para informações e inscrições

Elaborado Por Studio Equinócio